Uma marca forte transcende o produto
A competitividade no mundo dos negócios está cada vez maior, com reflexos diretos em suas marcas. A disputa de espaço no mercado é acirrada tanto pelos movimentos das grandes corporações quanto pela rapidez e dinamismo das startups, que ameaçam modelos de negócios tradicionais e alcançam crescimentos exponenciais. Como os profissionais de marketing estão lidando com essa realidade? Estamos sabendo construir e preservar nossas marcas em meio a tantas novidades e mudanças?
Percebemos que algumas estratégias não estão sustentadas pelo chamado marketing tradicional. Philip Kotler, considerado um dos mais influentes e pensadores da prática do marketing em todo o mundo, ensina que o marketing é uma parte essencial da economia e que a demanda não é influenciada apenas pelo preço e canais de vendas, mas, também, pela satisfação das necessidades dos clientes e pelos benefícios recebidos de um produto ou serviço.
Nesse contexto, dentre os principais pontos do argumento de Kotler, sem dúvida, destaca-se o conceito de marca. Um nome se transforma em uma marca quando passamos a vincular valores a ele. Isso equivale a conferir uma determinada reputação a alguém. Por essa razão, qualquer empresa que deseja transcender sua atuação no mercado deve se atentar aos valores que vem atribuindo à sua imagem e as conexões realizadas com os consumidores, sejam através de parcerias realizadas, entregas, prazo e claro os benefícios percebidos pelo cliente. Todos esses atributos precisam ser concretos, e os mesmos não se sustentam somente com uma estratégia digital.
A fabricante de motos Harley-Davidson é um modelo emblemático de construção de valor da marca. A empresa de grande porte construiu uma marca tão forte que a associamos a um estilo de vida. Não se trata apenas de oferecer produtos de qualidade, mas de manter um relacionamento de proximidade com o consumidor e conquistar sua lealdade. A campanha da Harley em comemoração aos 100 anos de história conseguiu reunir mais de 100 mil motociclistas vindas de 47 países, em três dias de evento, com shows e concertos exclusivos. Sem dúvida, uma conquista fantástica da sua marca!
Quando a empresa e seus profissionais sabem quem é o seu público-alvo e seus valores, certamente, conseguem blindar a marca de ataques à sua reputação e do avanço da concorrência. A exemplo de quem compra um iPhone e dificilmente o troca por outra marca, um cliente da Harley também não substituirá sua motocicleta por outra da concorrência.
Uma marca é construída com a percepção das pessoas pelos seus valores. E essa percepção pode ser fortalecida por meio de um relacionamento próximo com o cliente. Nesse momento, não adianta se valer apenas de ferramentas para o ambiente digital. É preciso criar conexões com seu consumidor, só assim irá impactá-lo verdadeiramente.
Mais que vender, é necessário ter um cliente fiel e feliz por confiar em nossa marca.